terça-feira, 29 de junho de 2010

Separação da Igreja e Estado

Separação da Igreja e Estado

No excelente blog "Teologia Pentecostal" meu amigo Gutierres escreveu o seguinte:

"Independente se o presidente é a favor ou contra o aborto, por exemplo, quem decide isso é o legislativo (deputados federais e senadores). Marina Silva é uma mulher democrática e nunca imporia seus valores cristãos na sociedade brasileira. Nenhum político cristão fez e faz isso. Só gente tonta fica pensando essas coisas. É fruto de uma ignorância histórica. O cristianismo não é islamismo. Não existe Estado cristão absoluto, mesmo no Vaticano existem não cristãos. O laicismo nasceu em sociedades protestantes."

Gostaria de comentar esse assunto.
De fato é o legislativo quem cria as leis, mas não podemos ser ingênuos: o presidente tem muita influencia no Congresso. Além disso, o executivo tem esferas de atuação que independem do congresso.

O Executivo não pode aprovar o casamento gay ou o aborto, mas pode fazer outras ações nesse sentido. O governo pode criar programas diversos que promovam valores não-cristãos (que até onde sei não passam pelo crivo do congresso).
Veja alguns exemplos:

1 - Programa Brasil sem Homofobia que apóia as causas gays.
Veja que esse programa é obra do Executivo. Se Lula e o PT não estivessem no poder executivo não teríamos esse programa.

2 - Combate à AIDS que incentiva o sexo precoce
Existe um programa do Executivo para distribuição de camisinhas em máquinas que parecem de refrigerante, que aliás passam uma idéia de que fazer sexo é algo banal como tomar refrigerante. Precisamos combater a AIDS, mas sem incentivar o sexo precoce.

3 - Programas de Educação ideológicos
O MEC atua na escolha dos livros escolares, e tem optado por livros de história que enalteçam os heróis do socialismo, ou seja, exerce influência ideológica. Além disso desenvolve uma "educação sexual" cada vez mais precoce onde o homossexualismo é tratado como mera opção.

4 - Combate às Drogas ineficaz
Na questão do combate às drogas o governo federal tem sido muito omisso. Falta vigiliância nas fronterias e falta apoio para as casas de recuperação de dependentes químicos.
O Projeto REDUÇÃO DE DANOS do governo federal (trazido da Holanda) tem 2 kits, um para usuário de drogas injetável (seringas, agulhas, preservativo, recipiente e água sanitária para a devida limpeza após o uso) e outro para usuário de crack (preservativos, gel lubrificante, cachimbo e todos os apetrechos necessários). Esse programa é ineficaz porque o usuário de drogas quando está em "viagem" perde o senso crítico e não tem os cuidados necessários. Vale comentar que no início esse programa distribuia inclusive uma pequena porção de cocaína numa embalagem plastica lacrada, mas isso já parou.


Veja que só esses casos já servem para mostrar que um presidente pode sim influenciar moralmente um país.
Não estou fazendo campanha para nenhum candidato, apenas quero combater essa idéia de que o presidente não influencia o país moralmente. Influencia e muito!

Aliás, caso algum dia um evangélico se torne presidente espero que influencie o país com os valores cristãos. Prefiro uma Marina Silva cristã que uma Marina em cima do muro!

Um cristão na política tem que influenciar e defender valores cristãos.
Isso não significa criar um Estado Cristão, mas influenciar o Estado Laico.
[Leia meu artigo sobre defender leis cristãs.]

Para muitos a Separação da Igreja e o Estado significa que a igreja nunca deve se envolver com algo que seja de preocupação política. Na verdade a separação significa que a Igrejas não está subordinada ao Estado e nem o Estado à Igreja. Mas é evidente que a igreja deve "salgar a terra" influenciando o Estado.

Recomendo ler esse texto do site Monergismo: A Separação Marxista da Igreja e o Estado

PS.: Um outro exemplo de como o poder Executivo pode influenciar em questões morais aconteceu aqui em Joinville-SC, onde moro. Em 2008 elegeram o Carlito Merss do PT para a prefeitura. Já em 2009 a cidade passou a ter Parada Gay por iniciativa da Prefeitura que mobilizou diversos funcionários públicos para apoiar o evento e patrocinou o evento via Fundação Cultural de Joinville. Isso tudo contra a vontade da maioria esmagadora da população, pois ninguém esperava isso quando o elegeu.

sábado, 5 de junho de 2010