domingo, 16 de fevereiro de 2014

Espectro Político

Espectro Político
Apresento abaixo algumas maneiras de representar o Espectro Político. Os quadros são imperfeitos ou incompletos, mas servem para ter uma boa noção de onde as correntes ideológicas se situam.






PROGRESSISMO
As correntes de esquerda têm adotado genericamente o nome de “progressistas” para se contrapor aos “conservadores” que são a principal força política no âmbito da direita.

ANARQUISMO
Alguns utópicos comunistas teorizavam que a superação do comunismo seria o fim do Estado com todos vivendo em paz, mas o que se viu na prática foi um forte poder estatal socializando a pobreza.  Podemos chamá-los de anarco-comunistas e defendem a igualdade plena. Mas o comunismo em si foi totalitário. Já os anarco-capitalistas defendem o fim do Estado para alcançar o que chamam de liberdade plena.

NACIONALISMO
Muitos cientistas políticos situam o nacionalismo na extrema-direita. Alegam que o Fascismo e o Nazismo (Nacional-Socialismo) seriam extrema-direita. O Nacionalismo defende um Estado forte e é caracterizado como autoritário e anti-democrático. Normalmente defende uma economia planificada.  Todos esses elementos são tipicamente ligados à esquerda.

O elemento principal do nacionalismo é fortalecer a identidade da nação ou etnia. Sob esse prisma é possível haver nacionalismo de direita e nacionalismo de esquerda. 
  • O Nazismo era socialista, estatista e durante um tempo foi parceiro da URSS (Pacto Molotov-Ribbentrop) embora se opusesse ao comunismo. Era um nacionalismo de esquerda: socialista porém anti-comunista. Hitler era moralmente conservador porque naquele tempo isso era comum nos ícones da velha esquerda (*).
  • A ditadura militar ocorrida no Brasil iniciou com o golpe de 64 e visava proteger o país do comunismo. Apesar disso, nossa ditadura foi estatizante em vários períodos.
  • Já a ditadura de Pinochet no Chile foi economicamente liberal e moralmente conservadora.
(*) Somente a partir da década de 1960 é que a Nova Esquerda vem abraçar bandeiras como o combate ao racismo, apoio ao gayzismo, feminismo, etc. Observe que Cuba, Coréia do Norte, URSS e a China são fruto da velha esquerda e tinham como norma punir gays com a pena capital. Interessante que essa prática não acontecia em países conservadores do seculo XX. Hoje a Nova Esquerda diz que os conservadores são homofóbicos e não contam que Che Guevara e outros comunistas fuzilaram centenas de gays.

~~~~~~~~~~~~~~

COSMOVISÃO
Na visão de mundo da esquerda existe um viés que eles chamam de “luta de classes” que coloca em antagonismo diversos grupos definindo arbitrariamente que um lado é opressor e o outro é vítima: patrão x empregado, rico x pobre, branco x negro, civilizados x índios, heterossexuais x homossexuais, policiais x bandidos, homem x mulher, pais x filhos, etc.

Nós conservadores repudiamos essa visão de mundo, pois entendemos que a justiça é aplicada individualmente. Reconhecemos que há bons e maus cidadãos em todos os grupos sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário