quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Comparativo PT e PSDB

PORQUE VOTAREI 45 NESSE 2o TURNO
COMPARATIVO ENTRE PT E PSDB


Como sou de centro-direita (conservador na moral e liberal na economia) me sinto a vontade para comparar o PT e PSDB sem qualquer paixão. Nenhum deles me representa e estou escolhendo o que considero menos ruim para o país.

1) NO CAMPO IDEOLÓGICO:
O PSDB e PT são de esquerda.
O PSDB é de centro-esquerda - social-democrata (nos moldes da esquerda européia).
O PT é da esquerda radical - socialismo bolivariano (ligado ao Foro de São Paulo).

O PT é da esquerda atrasada e autoritária.
No Brasil só o PSOL, PSTU e PCO são mais radicais e atrasados que o PT.

O PT é amigo de diversas ditaduras, inclusive de líderes latinos autoritários como Cuba, Venezuela, Argentina e Bolívia. Na Venezuela e Bolívia existe hoje uma falsa democracia porque o Estado foi aparelhado (controle sobre a mídia e sobre a igreja católica).

O PT segue o mesmo caminho totalitário no Brasil. O sonho de todo petista é uma democracia de fachada onde o "partido" sempre ganhe sem qualquer alternância de poder.

Eufemismos como "controle social da mídia", "democratização da internet", "marco regulatório da internet" e outros são apenas formas veladas de censura.

No campo ideológico voto 45 pela alternância de poder, pelo apreço à democracia e pela liberdade de expressão.


2) NO CAMPO ECONÔMICO:
A maior piada contada pelo PT é dizer que o PSDB é de "direita" e "neoliberal".
Muitos petistas repetem isso sem nunca terem estudado o que significa.
Para nós da direita isso é quase uma ofensa.

O PSDB é social-democrata. Apóia o capitalismo que gera riqueza para depois dividir.
O PT é desenvolvimentista. Apóia o capitalismo que gera riqueza para depois dividir.

Qual a diferença?
O objetivo dois dois é o mesmo, mas muda a forma.
O PT defende uma intervenção maior do Estado na economia e o PSDB vê como positivo as privatizações.
O PT quer controlar o Banco Central e o PSDB defende o BC independente.
O PT olha para os empresários com ódio de classes (um mal necessário) e o PSDB vê o empresário como parceiro.
(Na verdade os mega-empresários se tornam amigos do PT porque são comprados via BNDES)

Para quem não acompanha o assunto vale dizer que as nações mais ricas do mundo são as que tem baixa intervenção estatal. As exceções que temos são países que possuem grande reserva de petróleo (como a Noruega) e um que usa trabalho escravo (China).

A "direita neoliberal" defende privatizações ao máximo, livre-mercado e com pouco controle estatal, Estado Mínimo e carga tributária mínima. Além disso, os liberais deixam que o Estado se auto-regule, ou seja, se uma empresa falir o Estado não tem que salvá-la com dinheiro do contribuinte.

O PSDB está longe de ser neoliberal:
- Os tucanos salvaram alguns bancos na sua época de governo (liberais deixariam quebrar como aconteceu nos EUA em 2008);
- O PSDB fez apenas privatizações essenciais (liberais privatizariam os Correios, os bancos estatais, a Petrobrás, etc);
- O modelo de privatização do PSDB e PT são parecidos pois na verdade trabalham com o sistema de concessões onde o mercado continua fechado para a livre-concorrência. 

Veja o caso da telefonia: poucas empresas podem atuar no Brasil. (Liberais permitiriam a livre-concorrência, ou seja, novas empresas poderiam entrar no mercado e o aumento da concorrência elevaria o nível dos serviços prestados).

O mais curioso é que o PT que era contra o real, contra o tripé econômico, contra a lei de responsabilidade fiscal e contra as privatizações usou esse mesmo modelo em seu governo. Se fosse ruim não teriam mantido o que tanto criticavam na gestão FHC.

Infelizmente no governo Dilma descuidou-se do tripé econômico e a economia vai mal (inflação em alta, baixo crescimento do PIB, sucateamento da indústria nacional, oferta de crédito excessiva à população, selic em alta, governo gastando mais do que arrecada, etc). A maioria dos nossos vizinhos latinos cresceu mais que o Brasil.

Por fim, ao brasileiro que espera chegar um dia em que poderemos pagar menos impostos preciso dizer que os partidos de esquerda tem pouco interesse de reduzir carga tributária pois defendem um Estado Provedor: lembre que o Estado não gera riqueza - ele precisa do seu imposto para manter uma máquina estatal grande (39 ministérios) e também para diversos programas sociais.

No campo econômico voto 45 porque é preciso colocar nossa economia nos trilhos.


3) NO CAMPO SOCIAL
Como já falei o PSDB e PT são de esquerda.

O PSDB tirou 28 milhões de pessoas da pobreza com o plano real e beneficiou 5 milhões de famílias com o Bolsa Alimentação e outros programas sociais. Na época o PT foi contra.

Em 2002 ao ser eleito o PT lançou o Fome Zero - não deu em nada e não se sabe o que foi feito com as doações. Restou ao PT unificar os programas do PSDB e mudar o nome para Bolsa Família:

Mas até a idéia de unificar os programa veio do PSDB e Lula reconheceu isso na época:

Ou seja, se você recebe bolsa-família você deve ser grato ao PSDB!!

É lamentável que o PT negue a origem do programa e hoje faça terrorismo eleitoral com os beneficiários do programa.

Esse papo de quem pensa nos pobres vota 13 é ladainha petista sem conexão com a realidade dos fatos - é puro maniqueísmo!

(Como sou de centro-direita acho o bolsa-família interessante, mas precisava ser temporário e conjugado com outras medidas para que a pessoa saísse da pobreza e parasse de depender do benefício. Talvez 10 anos fosse um bom tempo de ajuda estatal).

Mas vou falar agora dos méritos do PT na área social: Programa Primeiro Emprego, MEI, PRONATEC, PROUNI e FIES. São ótimos programas de inclusão social. Hoje realmente só não cursa faculdade quem realmente não quer. Essas foram ótimas contribuições do PT ao país. (No caso do Pronatec acredito que bastava o curso ser gratuito - não precisava pagar para a pessoa estudar).

O ponto mais polêmico na esfera social creio que sejam as cotas para negros (e agora querem para gays também). Creio que deve haver cotas para pessoas de baixa-renda (vindas da escola pública). As demais cotas me parecem reforçar o preconceito. Acredito que um jovem negro pobre seja tão capaz de estudar quanto um jovem branco pobre (alguns são vizinhos na mesma favela). Entendo a intenção das cotas e meu receio é que façam mais mal do que bem. Mas posso estar equivocado. Tenho consciência de que esse é um tema delicado e complexo. 

No campo social voto 45 porque o PT já deu sua contribuição e agora é tempo de avançar!


4) NO CAMPO MORAL
A nova esquerda (desde a década de 60) vem abraçando bandeiras como liberação do aborto e do casamento gay, legalização da maconha, legalização da prostituição, feminismo (marcha das vadias), etc. 

Discordo de todas essas bandeiras, mas nesses assuntos o PT e PSDB tem opiniões parecidas. Basta ver o PNDH-1 e 2 criados na era FHC.

Porém há uma diferença importante entre os 2 partidos: o radicalismo petista.

O PT é muito mais entusiasta nesses assuntos, e acaba desrespeitando quem pensa diferente:
-O PSDB defende o casamento gay. O PT vai além: rotula quem discorda como homofóbico.
-O PSDB defende o aborto. O PT rotula quem discorda como "burguês" alegando que rico pode pagar boa clínica de aborto. Esquece que é crime e que nem todos querem abortar.
-O PSDB defende a legalização da maconha. O PT vai além: chama de atrasado ou tacanho quem discorda mesmo com bons argumentos.
-O PSDB defende o feminismo. O PT vai além: chama de machista ou opressor quem pensa diferente.

Tem mais dois assuntos que vale comentar:
-O PSDB defende o estado laico. O PT vai além: quer calar os religiosos que não sejam progressistas, persegue conservadores e quer inclusive banir símbolos religiosos. Veja a decisão do Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas (CONAD) que quer impedir centros de recuperação de incluir religião no tratamento de usuários de drogas: http://noticias.gospelprime.com.br/malta-religiao-recuperacao-drogados/
-O PSDB defende os direitos humanos. O petista vai além: dá assistência aos assassinos em detrimento das vítimas e inverte os valores!!

Concordo que presos precisam de penitenciárias decentes e que aprendam uma profissão para serem ressocializados. Sou a favor de que trabalhem para que, além de aprender, ajudem a custear sua estadia na prisão. Mas jamais podemos privilegiar o bandido em detrimento da vítima!!

No campo moral voto 45 porque o PSDB sabe respeitar quem pensa diferente e não é totalitário.


5) NO CAMPO DA ÉTICA PARTIDÁRIA
No campo da ética partidária todos sabemos que PT e PSDB tem um histórico grave de corrupção.

Mas o PT tem um comportamento mais nocivo à sociedade.

Enquanto o PSDB expulsa quem é condenado por corrupção, o PT trata como heróis seus corruptos, dando um péssimo exemplo à sociedade.

Na campanha eleitoral a Dilma vem mentindo sem o menor pudor, destruindo reputações com ataques sujos (Marina e Aécio) e usando terrorismo eleitoral.
Mas não é de surpreender pois até o Lula se orgulha de mentir - veja o vídeo:
Esse é um péssimo exemplo aos mais jovens.

Como se não bastasse isso, o PT pratica o aparelhamento do Estado. Chegou ao absurdo de usar os Correios (empresa estatal) em benefício da campanha da Dilma.

E não podemos esquecer que o PT sempre fez oposição truculenta - aquela que pensa no bem do partido acima do bem da nação.
Por isso que se opôs a tantas coisas antes de ser governo e depois mudou o discurso.

Não tem como aceitar tanto descaramento.

[Para o petista que nega o mensalão e o petrolão lembre que a Dilma já admitiu.

No campo da ética partidária voto 45 porque o PSDB não mantém condenados em seus quadros e não vejo tanto descaramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário