sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Conservadorismo Politico

CONSERVADORISMO POLÍTICO

O conservadorismo é um pensamento político que defende a manutenção das instituições sociais tradicionais – como a família, a comunidade local e a religião -, além dos usos, costumes, tradições e convenções. 

O conservadorismo tem como seus principais valores a liberdade e a ordem, especialmente a liberdade política e econômica e a ordem social e moral. 

O conservador acredita que há uma ordem moral duradoura e transcendente, que no caso do conservadorismo ocidental é baseada na doutrina cristã e tem na religião a sua base.

O conservadorismo valoriza a diversidade típica do individualismo e rejeita a igualdade como um objetivo da política. 

O conservador entende que a igualdade político-jurídica é suficiente para garantir a igualdade necessária entre as pessoas. Qualquer desigualdade material ou de resultado é consequência inevitável das diferenças naturais entre os indivíduos, de seus esforços e de suas decisões.

Na esfera política, o conservador procura preservar as instituições políticas e sociais que se desenvolveram ao longo do tempo e são fruto dos usos, costumes e tradições. O conservadorismo entende que as mudanças e o progresso são necessários para manter uma sociedade saudável, mas essas mudanças devem ser cautelosas e graduais. Assim, a política do conservador é a política da prudência, sempre preferindo manter e melhorar as instituições estáveis e testadas do que tentar rupturas para implantar modelos de sociedade e instituições advindas da razão humana. Essa postura coloca o pensamento conservador em conflito com ideologias essencialmente reformistas, que almejam criar uma sociedade “perfeita” pelo uso da política. Para o conservador, a política é a “arte do possível” e não um meio para se chegar a uma sociedade utópica.

Nas esferas social e moral, o conservador defende a manutenção dos usos, costumes e convenções, além de uma estrutura social e hierárquica tradicional. Na cultura, o conservadorismo valoriza as manifestações locais e uma identidade nacional. Nessas esferas, os conservadores são coletivistas, pois entendem que toda a comunidade deve adotar certos padrões de comportamento e certos valores para garantir uma coesão social e a identificação dos indivíduos com a comunidade.

CONFUSÃO SEMÂNTICA - CONSERVADORISMO X POSTURA CONSERVADORA
É importante não confundir o pensamento político conservador com a atitude em relação às mudanças políticas chamada de conservadora.

O conservador neste último sentido busca manter a situação política do jeito que está, independentemente do conjunto de ideias a que se aplica. É um termo normalmente aplicável a qualquer pensamento político que esteja no poder. Um socialista ou um liberal que esteja governando pode ser conservador nesse sentido, pois deseja manter-se no poder e almeja a continuação de suas políticas. Um revolucionário torna-se um conservador depois do sucesso de sua revolução.

O conservadorismo político têm como base a doutrina cristã e a adoção, em maior ou menor grau, das ideias políticas liberais. Mas é importante entender que mesmo o conservadorismo ocidental possui muitas variantes e é difícil identificar um posicionamento político específico. Partidos políticos conservadores podem até ter opiniões divergentes entre si sobre algumas questões.


Veja mais:

O que é ser um Conservador?

O QUE É CONSERVADORISMO?

10 PRINCÍPIOS CONSERVADORES

---------------------------------------
EXPLICAÇÕES ADICIONAIS

O progressista quer desconstruir tudo e começar do zero.
O imobilista quer deixar tudo como está.
O reacionário quer voltar a algum momento do passado.
O conservador quer mudanças graduais.

O progressista odeia o passado e acha toda mudança boa.
O imobilista ama o presente e acha toda mudança ruim.
O reacionário ama o passado e acha toda mudança ruim.
O conservador acredita que sempre há coisas boas e ruins (no passado, no presente e no futuro) e por isso acha que algumas mudanças são boas e outras ruins.

Os conservadores são a favor do progresso tecnológico, científico, intelectual, social, civil, ético, legal, industrial, comercial, etc. A única ressalva é que a liberdade seja exercida com responsabilidade. Por isso os limites morais são importantes. A degradação moral leva à degradação social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário