quarta-feira, 28 de abril de 2010

Ano Eleitoral e os Cristãos

Ano Eleitoral e os Cristãos

Estamos em ano eleitoral. Nessa época é comum vermos igrejas apoiando candidatos em troca de favores políticos. E infelizmente algumas apóiam candidatos/partidos que defendem idéias bem contrárias ao cristianismo.

Nessa época é comum ouvirmos a ala mais evangelical dizer que "Uma igreja pode falar em voto consciente e ensinar civilidade, mas NUNCA INDICAR EM QUEM VAMOS VOTAR".

Gostaria de refletir sobre isso em 2 aspectos:

1) Concordo que uma igreja não deve apoiar um candidato oficialmente, no sentido de fechar acordo com algum deles. Uma igreja não pode negociar (vender) os votos do seu rebanho. Se faz isso ela perde sua voz profética.

Mas creio que um pastor individualmente pode apoiar um candidato e compartilhar sua opção com os membros. Como pastor quando vejo alguém fortemente comprometido com a moral cristã não tenho receio em indicar essa pessoa aos meus amigos. Não se trata de apoiar alguém que vai ceder terrenos para a igreja, mas alguém que vai defender os valores cristãos.

(Infelizmente cada dia que passa vejo que são poucos os políticos evangélicos que realmente erguem a voz nos parlamentos contra a corrupção e contra as ameaças à família - sinto falta de um William Willbeforce na política de hoje...)

2) Creio que um pastor pode alertar seus membros em quem NÃO votar nas eleições. Se o pastor vê que algum candidato está apoiando coisas contrárias a fé cristã, ele não deve se calar. Deve alertar as pessoas sobre os fatos, ainda que elas é que decidirão em quem votar.
Reflita: O pastor deve instruir as pessoas de acordo com a Bíblia ou deve calar-se em nome do politicamente correto?


CONCLUSÃO
Entendo que os evangelicais querem combater certos abusos que temos visto nas igrejas em épocas de eleições. Mas temos que cuidar para não perdermos nossa capacidade de mobilização como Igreja. (Em tempo: também sou evangelical!)

Eu quero ver cristãos sérios nos parlamentos desse país.
Não voto em qualquer pessoa que se diga evangélica.
Mas busco sim votar em cristãos sérios para que defendam leis adequadas em nosso país.

A grande dificuldade está em achar cristãos sérios na política... são poucos... mas ainda creio no poder transformador do evangelho que pode erguer pessoas íntegras mesmo na política.

Vide meu post: Cristãos devem defender Leis Cristãs


E ainda: PNDH-3


Nenhum comentário:

Postar um comentário