sábado, 10 de abril de 2010

Bíblia e Igualdade

João:3:16: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Gal:3:26: Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.
Gal:3:27: Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.
Gal:3:28: Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.

Col:3:10: E vos vestistes do novo homem, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
Col:3:11: Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos.


Muito se fala em democracia e em igualdade perante a lei.
Mas é curioso ver como a Bíblia forneceu bases para esses conceitos.

Ainda que muitos poderosos a tenham distorcido a seu bel-prazer ao longo da história, é visível que a Bíblia moldou uma cosmovisão forte para o surgimento da democracia.

Afirmando que "Deus ama a todos", que "Deus dá dons a todos" e que em Cristo todos são aceitos, a Bíblia revolucionou inclusive o pensamento grego da época.

Não existe nada no mundo antigo que chegue perto disso. A democracia grega era só para homens livres. No entanto, o Novo Testamento explicitamente inclui escravos, mulheres e todas as etnias, superando o classismo, o sexismo e o etnocentrismo.

A Bíblia quebra tabus e preconceitos sociais. Ela defendeu a igualdade de valor das mulheres num tempo em que a mulher era vista como mero objeto.

A Bíblia proporcionou uma verdadeira revolução feminina (não feminista). Num tempo em que não existia previdência social as igrejas assumiam o cuidados das viúvas (Tg 1.27; 1Tm:5:9).

Importante dizer que a Bíblia não é feminista e nem machista, pois defende a igualdade de importância de ambos os sexos. Contudo ela não despreza a diferença de papéis no casamento, distinção que é evidente até mesmo pela própria constituição biológica humana.

Ainda hoje a Bíblia desagrada machistas e feministas, desagrada senhores de escravos (onde este mal ainda impera) e irrita os poderosos que se julgam acima da lei.

Passam-se os séculos e ela continua desafiando a sociedade ao seu redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário