quinta-feira, 3 de julho de 2014

BRASILEIRO CORRUPTO

BRASILEIRO CORRUPTO

Ninguém pode negar que o povo brasileiro é corrupto: gosta de levar vantagem, sonegar, subornar, pegar atestado falso, dirigir embriagado, etc. 
(Conheço muitas exceções, mas aqui falo do que predomina no país)

De fato essa 'cultura' de corrupção é muito forte no brasileiro. Mas a verdade é que todos os povos são corruptos em algum nível, pois nossa natureza humana é propensa à corrupção.

Se todos são propensos à corrupção porque alguns países possuem uma cultura mais corruta que outros? Por que o Brasil fica em 72o lugar no ranking de corrupção mundial?

A diferença que vejo do Brasil em relação aos países menos corruptos é que neles existem leis mais duras e que são de fato aplicadas. 
Quando há rigor da lei acaba o sentimento de impunidade e diminui a criminalidade. Cabe ao Estado frear a corrupção do povo.

No Brasil temos ladrões que andam livremente porque não houve flagrante (mesmo o roubo tendo sido filmado!), temos motoristas que continuam habilitados mesmo já tendo tirado a vida de outros ao dirigir embriagados, temos centenas de pessoas cuja CNH já deveria ter sido caçada e não foi, temos políticos condenados que continuam como deputados, nosso índice de homicídios por ano é maior que de muitas guerras, etc.

A frouxidão do nosso Estado é algo de dar vergonha.

PS. 1: Não sou especialista em leis, mas é só abrir os olhos pra ver que a impunidade impera.
PS. 2: A Bíblia afirma que todos nascemos pecadores, e também afirma que cabe ao Estado punir os transgressores da lei. Estamos falhando muito nesse último quesito.

Curioso que um dos poucos papéis que a Bíblia confere ao Estado é ser agente de justiça: Romanos 13:3-4 Os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal.





PS.: Esse post não tem objetivo de transferir ao governo a culpa pela corrupção da nossa cultura. Creio que líderes precisam dar exemplo para a nação, mas numa democracia cabe também ao povo escolher melhor seus governantes. Por isso além de cobrar uma postura melhor dos nossos governantes creio que é preciso conscientizar as pessoas. A igreja tem papel fundamental na mudança da nação: além de evangelizar precisa discipular bem as pessoas, pois hoje ainda temos muitos cristãos que ainda praticam a malandragem e o jeitinho brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário