sexta-feira, 2 de maio de 2014

Estado Laico versus Neutralidade Moral

Estado Laico vs Neutralidade Moral!

Estado Laico não significa Neutralidade Moral! Uma das falácias mais comuns que ouço de cristãos progressistas (e de esquerdistas em geral) é que o Estado é laico e portanto não podemos "impor" nossa moral cristã aos demais cidadãos do país.

O que muita gente não percebe é que esse discurso é apenas uma mordaça que inventaram para calar a maioria cristã do Ocidente.

O Estado é Laico, mas não é amoral. A própria idéia de um Estado implica em haver leis e, portanto, há uma moral oficial do Estado.

Por exemplo: 
- na maioria das nações a propriedade privada é algo respeitado, mas há países (comunistas) onde tudo é do Estado.
- em alguns países a pena de morte é praticada (EUA e Irã), já na maioria dos países não se pratica a pena de morte.
- alguns Estados liberam o aborto (como o Japão), outros o proíbem.
- etc.

Fica claro que em todo Estado há uma moral aceita pelos governantes (legisladores). Sem um sistema moral cairíamos no anarquismo onde cada um faz o que quer e é cada um por si.

Repito: Não existe Estado com moral neutra. Sempre existe um sistema moral usado como base para criar as legislações de um país. A questão é qual sistema moral rege as leis da nação.

Há países regidos pela moral judaica (Israel), cristã (parte do Ocidente, Uganda), muçulmana (Irã, Arábia, etc), "progressista" (grande parte do Ocidente tem migrado da moral cristã para a progressista), comunista (Coréia do Norte, China), hindu misturada com cristã (Índia), etc.

Por isso quando alguém fala que a igreja deve se calar porque o Estado é Laico na verdade está apenas dizendo que prefere que o Estado seja regido por outra moral ao invés da moral cristã.

Um conservador defende a permanência dos valores morais tradicionais que em geral são comuns à moral judaica, cristã e islâmica, inclusive tendo muitos pontos de acordo com a moral hindu e a moral budista. Por exemplo: hindus e budistas também desaprovam o homossexualismo, a promiscuidade sexual, etc.

Observe que os conservadores não querem um Estado com religião oficial. Mas defendem os valores morais tradicionais, que também são comuns à grandes religiões.

O maior êxito dos progressistas é fazer os cristãos pensarem que eles defendem um Estado Neutro, mas não se trata disso.

Quando algum progressista vociferar que o Estado é Laico responda que você é um cidadão com plenos direitos e que prefere a moral conservadora. 

Não precisamos da moral progressista (ou comunista) para termos um país melhor. Precisamos é de governantes sérios e competentes com uma visão econômica com menos Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário